Se você responder: ''Estou bem!'' Isto quer dizer que você está se sentindo bem. Então, entendemos o primeiro princípio do bem-estar: é um sentimento! Estar bem é uma coisa que a gente sente na nossa mente, na nossa cabeça. E os animais? Eles também sentem, você sabia? Agora você quer aprender uma palavra bacana, para esnobar por aí? A capacidade de sentir chama-se SENCIÊNCIA. E os animais são seres SENCIENTES!
Na verdade, bem-estar é um resumo de tudo que se passa no nosso corpo e nos nossos pensamentos. Por exemplo, se você estivesse com um dor no dedão do pé, você teria respondido ''Estou bem ''? Provavelmente não, né?! Isto quer dizer que uma animal com a pata ou a asa machucada também não estaria muito bem, como você. Bom até aí parece muito fácil.
O que mais? Nós falamos também que os pensamentos importam. Por exemplo: você não está com nenhum machucado agora ( seu dedão do pé está ótimo), mas seus pais acabaram de dizer para você que aquele brinquedo que você pediu de aniversário, você não vai ganhar porque, digamos, você fez uma travessura inaceitável. Será que nessa situação você responderia ''Estou bem '' para aquela pergunta do início do texto? Podemos imaginar que não, porque neste momento seu bem-estar está prejudicado.
Você se sente frustado por que não vai ganhar seu presente. Consegue imaginar a situação, tudo bem com seu corpo, mas você não está bem?
Os animais também são capazes de ter vários sentimentos. Por exemplo: quando um cachorro fica preso na corrente ou no canil o dia e a noite toda, ele não está bem, pois se sente frustado e sozinho. Quando um elefante fica preso num circo ele vive muito triste, porque não pode fazer suas coisas de elefante, nem viver com sua família ( você sabia que os elefantes adoram suas famílias?).
E o que você acha que sente um touro durante um rodeio?
E o que você acha que sente um touro durante um rodeio?
Agora responda bem rápido, o que um animal precisa para ter seu bem-estar protegido?
Fácil. Estar sem doenças e machucados, com comida e água, livre para fazer o que gosta de fazer. Estar livre de sentimentos como medo e frustração, e ter um cantinho aconchegante para deitar, outro para fazer pipi, outro para brincar
Fonte: Livro Zoonoses, Bem-Estar Animal e Guarda-Responsável , Prefeitura de São José dos Pinhais
Nenhum comentário:
Postar um comentário