domingo, fevereiro 19, 2012
sábado, fevereiro 18, 2012
terça-feira, fevereiro 14, 2012
Japoneses conseguem clonar camundongo congelado há 16 anos
Experimento abre possibilidade de ressuscitar espécies extintas.Cientistas conseguiram também derivar células-tronco do animal.
Camundongo clonado a partir de células de bicho congelado 16 anos atrás (Foto: Divulgação)
O sucesso é especialmente notável se levarmos em conta as condições dos camundongos. Nenhuma substância protetora foi usada no processo de congelamento, de forma que as células dos bichos foram bem esbodegadas. Eles passaram 16 anos assim, a -20 graus Celsius, até serem resgatados para a pesquisa.
Os japoneses, liderados por Teruhiko Wakayama, do Centro de Biologia de Desenvolvimento da Riken, em Kobe, procuraram núcleos celulares que parecessem menos estragados para tentar a clonagem, com duas linhagens de camundongos. Acabaram descobrindo, no processo, que as células cerebrais são as mais aptas para esforços do tipo.
Aí foi usar técnicas tradicionais de clonagem: pegar um óvulo de camundongo, extrair o núcleo, introduzir o núcleo do bicho congelado e dar um choquinho, para fazer com que a célula recém-transformada em zigoto começasse a se multiplicar.
Camundongo congelado que cedeu DNA para sua própria clonagem no Japão (Foto: Divulgação)
Da outra linhagem, só foi possível extrair células-tronco embrionárias, mas nenhuma gravidez chegou a termo. Especula-se que a razão seja não pelo congelamento dos bichos, mas pelas características da própria linhagem congelada, que havia sido fruto de cruzamento consangüíneo. (Os cientistas destacam que nenhum bicho nessas condições foi clonado até hoje, mesmo sem passar por congelamento.)
Cientistas mantêm vivas larvas de moscas congeladas
Larvas foram alimentadas com substância que protege do frio.
Pesquisa é um passo para a conservação da vida pelo congelamento
Pesquisa é um passo para a conservação da vida pelo congelamento
Imagens mostram congelamento gradual das
larvas da mosca da fruta, de -1ºC até -4ºC
(Foto: Divulgação)
Cientistas conseguiram congelar larvas da mosca da fruta, com temperaturas abaixo de zero, e fazer com que elas continuassem vivas e capazes de voltar à temperatura normal. A pesquisa da Academia de Ciências da República Tcheca foi publicada nesta segunda-feira (13) pela revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)”.larvas da mosca da fruta, de -1ºC até -4ºC
(Foto: Divulgação)
É um dos passos iniciais na direção da criogenia – a conservação da vida pelo congelamento, comum na ficção científica. “É um passo bem pequeno, mas bem importante”, disse ao G1 Vladimir Kostal, autor da pesquisa. Ele deixou claro que a aplicação da tecnologia em mamíferos está muito distante.
As larvas foram expostas a uma temperatura de cinco graus negativos, e metade da água em seus corpos virou gelo. Elas sobreviveram porque receberam dos cientistas uma dieta rica em prolina – um aminoácido comum nos seres vivos, que já tinha se mostrado útil contra o frio em uma pesquisa anterior.
Estudando moscas nativas de regiões árticas, a equipe de Kostal havia descoberto que as larvas dessa espécie têm um grande estoque da substância. O entomologista não sabe explicar ao certo, no entanto, por que a prolina protege os insetos do frio.
A mosca da fruta é nativa da África e não sobreviveria ao inverno europeu na natureza – ela se adaptou ao continente porque se abriga em ambientes feitos pelo homem. Por isso, o sucesso da experiência de congelamento foi visto pelo próprio Kostal como uma “surpresa”.
quinta-feira, fevereiro 09, 2012
Nova York/EUA
Esquadrão antibomba é chamado e descobre gato vivo em caixa lacrada
Esquadrão antibomba foi chamado por conta de um gato dentro de uma caixa lacrada.
O esquadrão antibomba foi chamado em Amherst, no estado de Nova York (EUA), depois que uma caixa lacrada foi deixada no estacionamento de uma universidade. No entanto a equipe ficou ainda mais surpresa ao descobriu que na caixa havia um gato vivo, segundo reportagem da emissora de TV “WIVB”.
Para funcionários da Sociedade para Prevenção da Crueldade contra Animais do condado de Erie, este é um caso de crueldade contra os animais. Eles disseram estar perplexos com quem teria feito isso com o felino.
A polícia descobriu o gato vivo após a caixa ser radiografada.
Fonte: G1
terça-feira, fevereiro 07, 2012
Adoção
Gata resgatada de estacionamento de prédio aguarda um lar, em SP
Rossana Paiva
Essa mamãe deu cria a dois filhotes no estacionamento do meu prédio, agora ela precisa de um lar.
Ela é muito doce e meiga, adora ficar no colo. Será doada castrada.
Se alguém se apaixonou por ela, me mande um e-mail que eu mando mais fotos e mais informações.
Contato: contato@petitticos.com
sábado, fevereiro 04, 2012
Um pintinho que nasceu com três patas tem atraído a atenção dos moradores da cidade mineira de Areado, cerca de 400 km de São Paulo. O bichinho nasceu nesta segunda (22) e, desde então, tem provocado uma verdadeira romaria à casa de Brasilina Tiago Mendes, dona do animal. “Todo mundo quer ver, as crianças principalmente”, conta a aposentada, que tem 67 anos.
Batizada de Naomi, em “homenagem” à robô da novela das 7 da TV Globo ("Morde & Assopra"), interpretada pela atriz Flávia Alessandra, a ave tem a terceira pata pendurada na região da cauda. Apesar da diferença, Naomi não tem tido dificuldades para locomoção nem qualquer outra atividade, assim como seus outros nove irmãos. “Quando ela anda, a pata de trás fica balançando”, relata Brasilina.
Pelo visto, o problema de Naomi não é pata sobressalente, e sim sua "fama" em Areado. Segundo a dona, o animal anda "estressado" com o assédio de tantos curiosos. Por isso, por enquanto, ele fica dentro de um viveiro, onde também fica protegido de predadores, como gatos.
Ainda de acordo com Brasilina, não por muito tempo. “Assim que crescer vai andar solto pelo quintal”, diz. Sobre o futuro da ave, não está nos planos da família mandá-la algum dia para a panela. “Isso não vai acontecer de jeito nenhum”, enfatizou a aposentada
Para Ricardo Albuquerque, 55, professor de veterinária da USP de Pirassununga (cidade a 211 km de São Paulo), a terceira pata de Naomi é um caso de "má formação genética". Ele considera que o pintinho teve sorte de nascer na roça, pois se tivesse nascido numa granja, já teria sido "descartado" por conta do "defeito".
Fonte: UOL
Viajando com seu Pet
• As vacinas devem estar em dia.
• Ter identificação é muito importante no caso dele (a) se perder. As tags (placas de identiificação) devem constar nome, telefone e endereço.
• Se seu pet está tomando alguma medicação, leve o suficiente para não faltar.
• Leve sempre coleira extra, guia, litter (no caso de gatos), comida e água.
• Não esqueça os brinquedos e, se possível, a cama onde dorme. Assim ele (a) se sentirá familiar no hotel ou camping.
• Traga sacolas plásticas para recolher a sujeira que ele(a) fizer.
• É muito importante ele(a) estar usando remédio preventivo contra dirofilariose (verme do coração) e pulgas.
• Ter identificação é muito importante no caso dele (a) se perder. As tags (placas de identiificação) devem constar nome, telefone e endereço.
• Se seu pet está tomando alguma medicação, leve o suficiente para não faltar.
• Leve sempre coleira extra, guia, litter (no caso de gatos), comida e água.
• Não esqueça os brinquedos e, se possível, a cama onde dorme. Assim ele (a) se sentirá familiar no hotel ou camping.
• Traga sacolas plásticas para recolher a sujeira que ele(a) fizer.
• É muito importante ele(a) estar usando remédio preventivo contra dirofilariose (verme do coração) e pulgas.
Se o seu pet está acostumado a só ficar em casa, você deve prepará-lo para andar de carro. Dirija distancias curtas e vá aumentando a cada dia assim seu cão ou gato irá se acostumando. Existe no mercado vários remédios que podem ajudá-lo em caso de vomito, leve sempre algo com você. Gatos normalmente não tem problema em relação a viagens de carro.
Os proprietários devem sempre usar o cinto próprio para cães ou caixa de transporte. Levar cães de qualquer tamanho solto dentro do carro pode ser perigoso, o motorista pode se distrair e provocar acidentes. Cães que viajam na frente podem ser esmagados pelo airbag e podem morrer ou sofrerem ferimentos sérios.
Se você viaja com seu gato mantenha-o sempre dentro das caixas de transporte. Normalmente gatos não toleram andar de carro e quando estão dentro das caixas de transportes se sentem mais confortáveis além de mais seguro.
Quando você parar o carro nas áreas de descanso sempre tire seu cão do carro com a coleira e com a guia. Não esqueça de limpar a sujeira antes de ir embora. Nunca deixe seu gato livre nessas áreas de descanso. Se você precisar tira-lo da caixa mantenha-o sempre na coleira. Gatos costumam correr e ficará muito difícil pegá-los. Além disso eles podem correr o risco de serem atropelados.
Quando você for viajar com eles de avião é muito importante planejar bem a viagem e verificar com a companhia aérea quais são os procedimentos. Se for viajar fora do pais onde reside verifique junto aos consulados quais são os procedimentos corretos. Esses procedimentos mudam de pais para pais.
Tenham uma boa viagem , aproveitem e não esqueçam de planejar tudo com muito cuidado antes de levar seu pet com você. E, se você deixar o seu pet para atrás não esqueça que ele é um membro da sua família por isso, deixe-o sempre com alguém responsável ou em algum hotel com boas referencias
Assinar:
Postagens (Atom)